A startup de tecnologia BioBots criou uma impressora 3D capaz de reproduzir células e tecidos vivos. A inovação pode ser uma alternativa eficaz aos testes em animais, e os primeiros resultados se mostraram promissores.
Em vez de plástico, a impressora usa uma tinta especial que pode ser combinada com biomateriais e células vivas para a construção do tecido. A tinta conta com um composto foto-inicializador que é ativado pela luz azul emitida pela impressora e, assim, consegue recuperar estruturas biológicas.
O dispositivo foi apresentado no evento TechCrunch Disrupt NY, nos EUA, com a impressão de uma réplica da orelha do pintor Van Gogh. Mesmo com a possibilidade de produção de órgãos inteiros, inicialmente, a ideia do projeto não é transplante ou substituição, mas avançar nas pesquisas de tratamento de doenças.
“Podemos tirar células diretamente do paciente e construir tecidos 3D especificamente para esse paciente, e testar diferentes tratamentos, rotinas diferentes de medicamentos e de terapia individualizada para a doença específica do paciente”, diz Danny Cabrera, um dos fundadores da BioBots.
A previsão é que os primeiros modelos comecem a ser vendidos nos próximos meses por US$ 5 mil (cerca de R$ 15 mil). Esse valor, porém, é para os pesquisadores que estão ajudando no desenvolvimento da impressora. O preço para o público não foi anunciado, mas Cabrera afirma que o aparelho já está pronto para ser empregado na indústria farmacêutica.
Fonte: TechCrunch
Veja também
Drone anunciado como o menor do mundo é do tamanho de moeda18/Mai/201518/05/15há 9 anos Segunda-feira, 18 de Maio de 201518/05/2015Novos drones surgem a cada dia e não seria de se espantar se um deles acabasse se tornando um brinquedo. É o caso do Wallet Drone, que foi anunciado como o menor quadricóptero do mundo. Como o nome indica, ele é uma espécie de drone de carteira que pode ser guardado no bolso com facilidade. O seu tamanho, aliado ao seu preço, o tornou sucesso no site de financiamento......
Epson segue Google e Intel e lança PC de bolso20/Mai/201420/05/14há 10 anos Terça-feira, 20 de Maio de 201420/05/2014No final de abril, a Epson lançou no Japão o Endeavor SY 01, um computador de bolso semelhante aos recém-anunciados Compute Stick (da Intel) e Chromebit (do Google). Assim como esses dois outros dispositivos, ele se conecta a qualquer......
Rússia também fabrica processadores18/Abr/201518/04/15há 9 anos Sábado, 18 de Abril de 201518/04/2015O Elbrus-4C é um processador quad-core feito na Rússia pela MCST. O chip foi feito com a arquitetura Elbrus ISA e destina-se a dar alguma autonomia face às americanas Intel e AMD. A arquitetura é proprietária, mas sabe-se......